sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Energia da Interexistência no Mundo

Queridos amigos, o prometidos é devido. 
Não podia deixar o dia terminar sem publicar os catorze preceitos da Ordem da Interexistência conforme tinha dito na página do facebook de viver os sonhos. Tenho apresentado algumas orientações de autodefesa energética de forma a manter a consciencialização do que se passa dentro de nós e imediatamente à nossa volta. Porém, conforme caminhamos para o mundo mais vasto, há algumas linhas de orientação adicionais que nos podem também ajudar  e proteger e que podem ser úteis quanto à tomada de decisões.

 Para ler o primeiro preceito clique aqui

2. Não pense que o conhecimento que agora detém é a verdade imutável e absoluta. Evite a tacanhez de espírito e ficar preso aos pontos de vista atuais. Aprenda e pratique o desapego relativamente a pontos de vista, de modo a estar disponível para aceitar o ponto de vista dos outros. a verdade encontra-se na vida e não no mero conhecimento concetual. Esteja pronto a aprender durante a sua vida inteira e a observar a sua realidade e a do mundo em todos as circunstâncias.


3. Não force os outros, inclusivamente as crianças, seja de que forma for, a adotar os seus pontos de vista, seja através de exercício da autoridade, da ameaça, do dinheiro, da propaganda ou da educação. Ajude-os, porém, a renunciar ao fanatismo e à tacanhez de espírito através do diálogo compassivo.

4. Não evite entrar em contacto com o sofrimento nem feche os olhos a ele. Não perca a consciência da existência do sofrimento na vida mundial. Arranje formas de ser solidário com aqueles que estão a sofrer, recorrendo a todo o tipo de meios, inclusivamente o contacto pessoal e as visitas, imagens e sons. Através destes meios, acorde e desperte os outros para a realidade do sofrimento existente no mundo.

5. Não acumule riquezas enquanto milhões de pessoas passam fome. Não tome como objectivos da sua vida a fama, a riqueza ou os prazeres mundanos. viva de uma forma simples e partilhe tempo, energia e recursos materiais com aqueles que precisam.

6. Não alimente a raiva ou o ódio. Aprenda a penetrar neles e a transformá-los enquanto ainda não passam de sementes na sua consciência. Assim que a raiva ou o ódio surgirem, foque a sua atenção na sua respiração de forma a ver e a compreender a natureza da sua raiva ou do seu ódio e a natureza das pessoas que originaram a sua raiva ou o seu ódio.

7. Não se disperse e não desconcentre daquilo que o rodeia. Pratique a respiração conscienciosa de forma a virar-se para aquilo que está a acontecer no momento presente. Sintonize-se com tudo o que de maravilhoso, refrescante e benéfico, tanto dentro de si como à sua volta. Cultive em si as sementes da alegria, da paz e da compreensão, de modo a facilitar o trabalho de transformação a fazer nas profundezas da consciência.

8. Não profira palavras que possam gerar discórdias e fazer com que a comunidade se divida. Reúna todos os esforços no sentido da reconciliação e de resolução de todos os conflitos, por menores que sejam.

9. Não diga mentiras por razões pessoais ou para impressionar as pessoas. Não profira palavras que causem divisões e ódios. Não espalhe notícias de que não tem a certeza. Não critique ou condene algo sobre o qual não está seguro. Diga sempre a verdade e de forma construtiva. Tenha a coragem de denunciar situações de injustiça, ainda que aquilo que vai dizer possa ameaçar a sua própria segurança.

10. Não se sirva da comunidade religiosa para obter ganhos ou lucros pessoais, nem transforme a comunidade num partido político. No entanto, uma comunidade religiosa deve ter uma posição inequívoca contra a opressão e a injustiça e deve lutar para mudar a situação sem se envolver em conflitos partidários.

11. Não alimente uma vocação que é prejudicial à humanidade e à Natureza. Não invista em empresas que privam os outros da sua oportunidade de viver. Escolha uma vocação que o ajude a concretizar o seu ideal  de compaixão.

12. Não mate. Não deixe que os outros matem. Descubra todos os meios possíveis de proteger a vida e de evitar a guerra.

13. Nada possua que deva pertencer aos outros. Respeite a propriedade alheia, mas impeça que outros enriqueçam à custa do sogrimento humano ou do sofrimento de outros seres.

14. Não maltrate o seu corpo. Aprenda a tratá-lo com respeito. Não veja o seu corpo apenas como um instrumento. Preserve as energias vitais para a concretização do Caminho. A expressão sexual não deve ocorrer sem que haja amor e compreensão. Nas relações sexuais tenha noção do sofrimento futuro que pode ser gerado. A fim de preservar a felicidade dos outros, respeite os direitos e compromissos alheios. Tenha aperfeita consciência da responsabilidade de trazer novas vidas ao mundo. Medite sobre o mundo para o qual está a trazer novos seres.

Thich Nhat Hanh   

Será que todos juntos conseguiremos que a nossa Civilização  cresça nos valores da Caridade, Paz, amor, Solidariedade, Compaixão, Tolerância... Será que é um SONHO impossível!...

Beijinhos existenciais!
ISA 

Sem comentários:

Enviar um comentário